One-Punch Man, criado por One, é um dos grandes mangás/animes de super-heróis e foi parte essencial no renascimento do interesse mundial por animes. Com uma abordagem cômica do gênero, a série satiriza os clichês dos super-heróis e os vistos na ficção japonesa de monstros gigantes - principalmente com um herói que simplesmente não pode ser derrotado.
O protagonista, One Punch Man, é um indivíduo chamado Saitama, que possui um poder incrível, apesar de sua aparência modesta. Seu estilo desleixado e sua mentalidade descontraída o diferenciam do típico super-herói. Com tanta força, não é surpresa que o herói seja conhecido por esse título.
Quem é One Punch Man?
No mundo de One Punch Man, vários super-heróis combatem vilões e monstros gigantes que atacam a Cidade Z. A maioria desses heróis opera dentro da Associação de Heróis, sendo "oficiais" aos olhos do público. Uma exceção notável a essa regra é o poderoso Saitama. Possuindo uma força física incrível e outras habilidades notáveis, suas habilidades são impressionantes até mesmo entre a comunidade heroica mais ampla da cidade. Após ver Saitama em ação, o ciborgue Genos fica imediatamente impressionado. Apesar de todo esse poder e dos aplausos que às vezes recebe, Saitama não reflete exatamente a aura de um super-herói à primeira vista.
Saitama é a personificação do cidadão comum quando se trata de sua mentalidade e sua interação com o mundo. Ele possui tanto poder bruto que agora é bastante indiferente em suas ações. Extremamente entediado na vida e sem muitos desafios, ele vê seu heroísmo mais como um hobby do que um verdadeiro trabalho. Ele preferiria passar o tempo jogando videogame, e sua apatia geral em relação à banalidade da vida cotidiana mostra o quanto ele está muito além da existência normal. Claro, seu desenvolvimento físico também é o motivo pelo qual a série recebeu esse nome.
Por Que Saitama Pode Derrotar Qualquer Um Com Um Soco?
Na juventude, Saitama era uma pessoa comum, chegando até a ser assaltado por suas finanças modestas naquela época. Naquela época, ele também enfrentava dificuldades financeiras, o que piorava ainda mais sua situação. Isso fortaleceu sua determinação de se tornar um herói um dia, especialmente depois de salvar uma criança de um feroz monstro. Mesmo assim, ele não era nem de longe tão poderoso como viria a ser como One Punch Man. Isso finalmente aconteceu graças a um rigoroso regime de treinamento, com o início de sua força vindo após um ano e meio de 100 flexões, abdominais e agachamentos diários, além de correr 10km todos os dias. Seguir esse caminho só aumentou suas habilidades, transformando Saitama em uma espécie de deus cujo foco tinha pouco apreço por qualquer coisa.
O apelido de Saitama como "One Punch Man" é merecido, pois mostra o quanto o ex-mortal se tornou poderoso. Agora, a força de Saitama é efortless, e ele pode derrubar até os inimigos mais difíceis com um único soco. Seu tamanho e poder pouco importam, e o poder indiferente de One Punch Man contrasta com a força séria, porém inferior, dos adversários. Isso fez do herói um embate popular contra personagens como Goku e Superman. De fato, uma infame história em quadrinhos feita por fãs colocou o imenso poder físico de One Punch Man contra Deus. Saitama gabou-se de que esse poder era todo devido ao seu regime de treinamento, sugerindo que qualquer um pode se tornar tão resistente quanto ele simplesmente ao levar seus corpos ao limite. Teoriza-se, no entanto, que One Punch Man pode não ser verdadeiramente um homem.
Saitama é humano?
Apesar de seu incrível poder, Saitama sempre pareceu ser um ser humano comum. Afinal, isso explica sua mentalidade humana quando se trata de tédio e hobbies. Ironicamente, no entanto, foi o vilão Dr. Genus que sugeriu que One Punch Man poderia ser algo além de um mero humano. Segundo Genus, todo ser vivo tem bloqueadores mentais e físicos em seu potencial de força. Assim, não importa o quanto eles treinem e se esforcem, esses indivíduos só alcançarão um certo nível de força. A rara capacidade de ultrapassar esse limite reduzirá a pessoa a um mero monstro que não está mais no controle de suas próprias ações.
Genus acredita, no entanto, que os seres vivos podem realmente ultrapassar esses limites biológicos/psicológicos ao passarem por experiências traumáticas. É discutível que o intenso treinamento de Saitama possa contar como esse tipo de evento, embora supostamente deveria ser uma experiência quase fatal. Considerando que Saitama supostamente quase morreu durante seu treinamento inicial, no entanto, esta é a melhor explicação de como ele obteve sua força sobre-humana. Mesmo assim, ele difere de outros que ultrapassaram esses limites, incluindo o Monstro Humano. Alcançando um novo nível de poder, o Monstro Humano pode transformar-se parcialmente em um monstro de maneira adequada. No caso de One Punch Man, no entanto, a única "transformação" de Saitama foi perder o cabelo.
Mesmo assim, ele disse que isso foi devido à intensidade de seu treinamento, que fez com que todo seu cabelo caísse. É mais provável que a verdade por trás dos poderes e habilidades de One Punch Man seja uma extrapolação única da teoria do Dr. Genus. Devido à natureza de seu treinamento e seu próprio ser pessoal, a experiência quase fatal de Saitama se manifestou nele se tornando o herói que é atualmente. Tal situação refuta a ideia de que alguém pode se tornar exatamente como Saitama ao seguir seu regime de treinamento, já que seu efeito sobre ele provavelmente foi exclusivo de seus genes. Assim, outra pessoa, como o ciborgue Genos, poderia morrer com o regime ou até se tornar um herói com poderes muito diferentes.
Se esse for o caso, é possível que o regime de treinamento de Saitama e seus efeitos reflitam os desejos internos daqueles que se envolvem nele. Afinal, Saitama queria se tornar mais poderoso e um herói quando começou seu treinamento, então o regime compensou, tornando-o assim. Alguém que quisesse se tornar um vilão com poderes de fogo pode ter alcançado esse objetivo pelo mesmo treinamento, já que One Punch Man mostra pouco apoio às teorias de Saitama sobre seu próprio regime. No entanto, o resultado inegável é que ele pode agora derrotar qualquer um com apenas um soco, tornando-o talvez o super-herói mais unidirecional já apresentado.
Comentários