Todo ano, o site BlogBBM faz uma retrospectiva sobre o mercado brasileiro de mangás. Eles trazem diversos números sobre as vendas, número de publicações, e mudanças ocorridas ao longo de um ano. Assim como fazem uma comparação com anos anteriores.
A seguir, faremos um resumo dos tópicos mais importantes do relatório, mas se você quiser ler ela completa pode clicar aqui. Na primeira parte de nossa matéria falaremos apenas sobre os volumes de mangás publicados no Brasil em 2024.
No ano passado, o mercado de mangás brasileiro passou por um aumento nos preços, mas isso não fez com que houvesse uma queda nas publicações e nas vendas dos títulos. Pelo contrário, o mercado brasileiro de mangás está crescendo cada vez mais.
Em 2024, foram publicados no Brasil 656 volumes de mangás por 11 editoras, sendo que em 2023 foram 657. A editora que mais lançou volumes foi a Panini com 64,6% das publicações, seguida pela JBC com 17,7%, NewPOP 10,1%, Devir e MPEG.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Jujutsu Kaisen | As melhores frases arrogantes de Satoru Gojo
- Saiba quais são os 39 mangás mais bem avaliados do MyAnimeList
A Panini publicou 424 volumes, a JBC publicou 116 volumes, a NewPOP lançou 66, e as demais editoras somadas, 50 volumes.
2024 teve 102 mangás novos lançados, sendo a Panini quem mais publicou novos títulos, 42 ao todo. A editora foi seguida pela JBC com 17 e a NewPOP com 18. Do total de mangás novos lançados, 78 tinham mais de um volume e somente 24 eram volumes únicos.
Tudo isso aponta para um ano incrível dos mangás no Brasil, com um crescimento importante, mesmo em meio ao aumento de preços, e muitos volumes publicados. A maioria das editoras aumentou seu número de mangás lançados, com somente algumas passando por uma pequena queda nos números.
Fonte: BlogBBM
Comentários