Todo mundo já sabe que a moda dos doramas chegou ao Brasil e conquistou desde os mais jovens até os mais velhos. No entanto, algo que talvez você não saiba é que os brasileiros estão deixando de assistir às nossas tão famosas novelas para verem as séries asiáticas, principalmente as sul-coreanas.
Segundo uma matéria da Ana Raquel Lelles, para o Tribuna Hoje, entre os motivos que tem levado o público brasileiro a fazer a substituição das novelas pelo doramas estão coisas como: cenas mais inocentes nas séries coreanas, falta de desenvolvimento narrativo na novelas, falta de ganchos nas novelas, duração mais curta dos doramas que tem em torço de 16 episódios, entre outros.
Ao entrevistar alguns fãs de doramas, Ana Raquel Lelles também descobriu que entre as reclamações mais comuns sobre as novelas está a presença de muitos núcleos, o que dificulta o acompanhamento das histórias. Já nos doramas há normalmente até três núcleos no máximo.
No entanto, se há algo presente em ambas as mídias, e que sempre encantou os fãs brasileiros, é o melodrama das narrativas. Os doramas sul-coreanos são muito bons em criar histórias emocionais, que levam o telespectador a navegar por sentimentos de dor, tristeza, felicidade, amor, de forma intensa.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Mangá Sakamoto Days entra em hiato devido a problemas de saúde do autor
- Studio Ghibli lança live-action de Sussurros do Coração para aniversário do parque
Os brasileiros que consomem novelas estão acostumados com esse melodrama, o que torna mais fácil a transição para os doramas, por mais que as diferenças culturais sejam enormes.
De acordo com a pesquisadora Ligia Prezia Lemos, do Grupo de Estudos Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (GELiDis), da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP):
“A estrutura do k-drama é muito agradável para os brasileiros porque somos ‘alfabetizados pela telenovela’. A gente chama de literacia midiática do brasileiro, que sabe ver novela, sabe o que esperar e entende como funciona o mecanismo. Tem a mocinha, o herói, o vilão e tem até o núcleo cômico da telenovela brasileira [nas produções sul-coreanas].”
Fonte: Tribuna Hoje
Comentários