Mais uma briga teve início esta semana no X/ Twitter, envolvendo os fãs de Bleach, Naruto e One Piece. Tudo começou com a alegação de Tite Kubo de que sua obra influenciou os shounens modernos, como Demon Slayer, Black Clover e Jujutsu Kaisen. Algo que já foi afirmado até mesmo pelos autores dos três mangás mencionados anteriormente. Mas, os fãs de Naruto e One Piece começaram uma briga online, quando um leitor de Bleach disse que o seu mangá preferido era o mais influente dos três.
Claro que essa frase causaria polêmica e chamaria a atenção dos fãs dos mangás Naruto e One Piece, que pertencem à mesma geração de Bleach. Os envolvidos na discussão começaram a medir o quão importante cada obra foi para os shounens atuais, sempre colocando o seu preferido como o mais influente. Além disso, muitos também passaram a desmerecer o mangá de Kubo e sua qualidade.
“Isso é mais respeito do que Ichigo normalmente recebe. Impressionante para dizer o mínimo"
"Dragonball Z pai do shounen. Pai do anime pertence a Speed Racer ou Astro Boy. Eles colocaram o anime no mapa no oeste antes de DBZ"
"Bleach não está nem perto de ser tão icônico quanto One Piece ou Naruto. Era bom no começo"
Essa briga, obviamente, não faz sentido, afinal, os três mangás são grandes influências para todas as obras que vieram logo depois, direta e indiretamente. E se pararmos para pensar realmente, a indústria dos mangás sempre funcionou assim. Dragon Ball foi o responsável por influenciar todos os shounens de batalha que vieram depois, mas, antes dele houveram obras como Astro Boy e Mazinger Z, dos anos 70, que abriram caminho para a própria obra de Toriyama.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Kagurabachi é o primeiro mangá Shonen Jump da era da internet
- One Piece vira tema da New York Fashion Week
Qualquer mangá relevante e de grande popularidade sempre terá impacto em seus sucessores. E esse impacto nem sempre é explícito, porque até mesmo os mangakás dessas obras podem não perceber como são afetados pelos autores de gerações anteriores. Portanto, sempre haverá influências diretas para os mangakás, mas muitas indiretas e imperceptíveis, que só são descobertas mais tarde por leitores que já conseguem analisar essas obras com certo distanciamento.
Então, comparar o quão influente um mangá é para outro é uma tarefa impossível e subjetiva. Isso depende das influências usadas pelos autores, pelas influências da época, pelo contexto em que aquele mangaká vive, dos mangás que aquele autor leu, e muito mais.
Fonte: Sportskeeda
Comentários