Berserk: The Black Swordsman é um famoso anime feito por fãs em homenagem a obra de Kentaro Miura. No entanto, esses fãs, responsáveis pelo Studio Eclypse, não têm autorização dos donos dos direitos do mangá/anime, o que fez com que, na semana passada, o Studio Gaga postasse nas redes sociais uma mensagem de repúdio ao fan filme, avisando que os verdadeiros donos dos direitos do título eram eles, e que qualquer obra feita fora do estúdio era ilegal.
Agora, a equipe do Studio Eclypse anunciou que a animação foi cancelada, em respeito ao estúdio de Kentaro Miura. Os fãs postaram a seguinte mensagem nas redes sociais:
“Como alguns de vocês devem saber, o Studio Gaga, detentor dos direitos de Berserk, recentemente assumiu uma posição pública sobre o lançamento de conteúdo de Berserk sem a devida autorização. Naturalmente, isso tem implicações para todos os projetos de fãs de Berserk, incluindo o nosso.
Após consideração cuidadosa e exploração de todas as opções possíveis, tomamos a difícil decisão de encerrar este projeto. Embora sejamos extremamente apaixonados por continuar o projeto, reconhecemos os potenciais riscos legais envolvidos e sentimos que é importante respeitar os direitos de propriedade intelectual do Studio Gaga [e] Hakusensha.”
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Jujutsu Kaisen | Teoria afirma que Gojo será ressuscitado de forma diferente
- Gannibal | Autor fala sobre mangá de terror, canibalismo e influências
Além da mensagem anterior, o Studio Eclypse agradece aos fãs por terem tornado suas animações virais, sendo que somente o primeiro trailer de Berserk: The Black Swordsman tem cerca de quatro milhões de visualizações no YouTube. Apesar do projeto não ter fins lucrativos e seus criadores terem sempre deixado claro que não tinham ligações com o Studio Gaga, ele ainda está em uma área cinzenta da lei e pode sofrer ações legais.
Apesar do projeto de Berserk não existir mais, o estúdio de fãs conseguiu adquirir muitos seguidores e provar que são talentosos. Então, eles podem aproveitar esse momento para investir em uma animação original e quem sabe assim alcançarem de vez a fama.
Quanto a outros projetos feitos por fãs, o Japão é um país que tem leis muito rigorosas em relação à propriedade intelectual e direitos autorais. Apesar dos famosos doujinshis serem muito comuns, eles normalmente são permitidos pois não alcançam elevadas vendas e não atrapalham o lucro dos detentores legais dos direitos de determinada obra. Além de servirem como uma forma de divulgação para mangás e animes.
Mas, eles vivem em um limite bastante perigoso, pois quando eles se destacam e começam a obter lucros significativos, podem chamar muito a atenção e acabar ganhando um processo.
Fonte: Comic Book