Quem conhece Attack On Titan deve ter seguido as aventuras de Eren Yeager, uma pessoa que se arriscou ao longo das 4 temporadas para lutar pelo que ele acha que é certo. Mas será que Eren morre no final do anime? Se você não se importa com spoilers, iremos te contar a história completa.
Depois de 11 anos e 7 meses, o mangá de Hajime Isayama, publicado como Ataque dos Titãs no Brasil pela Panini Comics, chegou ao seu fim em abril de 2021. O último capítulo foi o 139, terminando no volume 34. E lá, finalmente, sabemos o que o autor reservou para Eren Yeager.
Por que Eren morre?
Para entender melhor o destino de Eren, precisamos falar do Estrondo. A ideia do personagem era ter certeza de que o conflito terminaria com ele. Para proteger seus aliados e eliminar seus inimigos, ele fez o impensável: liberou o Estrondo para dizimar a população do planeta.
Em Attack On Titan, o Estrondo é um evento cataclísmico que coloca todos os Titãs Colossais que existiam dentro das muralhas para marchar ao redor do planeta, erradicando toda a vida com seus passos.
O problema é que o pensamento de que os Eldianos de Paradis paguem pelos seus ancestrais não agradava Eren, que sentia uma constante obrigação de proteger os seus compatriotas. Especialmente após ver todas as atrocidades que acontecem no mundo, já que ele passou um tempo em Marley.
Eeren queria liberdade e também tinha um real desejo de salvar seu lar, resultando na ideia de criar um evento desta proporção contra o resto da humanidade. A partir daí, ele se torna inimigo do mundo e abre espaço para sua inevitável morte.
Como Eren morre?
No penúltimo capítulo do mangá, Mikasa, Armin, Levi e os demais guerreiros sobreviventes batalham contra Eren e a criatura que gerou todos os Titãs, que antes vivia na espinha do Titã Fundador. Depois de entrar na boca de Eren, graças à ajuda de Levi, Mikasa corta a cabeça do corpo humano dele e dá um beijo pela primeira e última vez. Sim, o capítulo final confirma que Mikasa matou Eren. E quando a poeira baixa, Mikasa traz a cabeça de Eren para Armin, que sofre a perda junto dela. Ela então deixa o campo de batalha para dar um enterro digno para seu amado, sem se importar com os danos causados pelo Estrondo.
Três anos depois, vemos que o túmulo de Eren é exatamente abaixo da árvore que ele ficava com Mikasa enquanto era criança. Na imagem, vemos que enquanto ela lamentava a morte do amado, uma ave aparece e coloca o seu cachecol de volta. Sorrindo, Mikasa diz: ‘Ibrigado por colocar o cachecol em mim, Eren’. Antes, uma ave similar voava perto de Armin e dos outros, que navegavam em um barco. Vale lembrar que as Asas da Liberdade faziam parte do emblema que Eren sustentava, o que simbolizava a busca incansável de Eren para ser livre.
É o fim dos Titãs?
Sim, com a morte de Eren, o mundo fica livre dos Titãs. As páginas finais do capítulo revelam uma conversa entre Eren e Armin no Caminho, onde Eren explica que o poder dos Titãs continuava a existir porque Ymir vinha obedecendo ao Rei Fritz pelos últimos 2 mil anos. Era este elo que a mantinha ligada a ele e sua família por todo este tempo.
Eren diz que ela queria ficar livre, desejando que alguém a liberasse da agonia do amor. Até este momento, todos pensávamos que Eren seria esta pessoa, quando ganhou o Poder do Titã Fundador. Porém, ao invés disso, a pessoa era Mikasa. A escolha de Mikasa em acabar com Eren fez com que Ymir fosse libertada. E isso faz com que todos os Titãs voltem à forma humana. Sabendo do sacrifício de Eren, seus amigos ficam gratos por ficarem livres deste fardo, mas os não-eldianos ainda ficam desconfiados.
Veja mais:
- Especiais de Attack On Titan ganharão dublagem
- Attack on Titan: Artigo aponta quanto danos causados pelos titãs custaram
- Criador de Attack on Titan compartilha arte de SPY X FAMILY
As consequências da morte de Eren
Com a morte de Eren, vemos que o evento em que o Estrondo foi liberado foi chamado de ‘A Batalha do Céu e da Terra‘. Entretanto, com os titãs desaparecendo, os moradores da Ilha continuam com medo de serem atacados pelo resto do mundo. Uma nova nação de Eldia se estabelece sob a bandeira Yeagerista. Em uma carta para Armin, Historia escreve:
‘Se vencermos, vivemos. Se perdermos, morremos. Se você não lutar, não podemos vencer. Lute. Lute. Esta Luta não acabará até que Eldia ou o mundo desapareça. Isso foi o que Eren disse e ele pode estar correto. Ainda assim, ele escolheu deixar este mundo em nossas mãos. Este lugar que vivemos agora. Um mundo sem titãs’
Já Armin, Reiner, Jean, Annie, Connie e Pieck se tornam embaixadores pela Paz, procurando um tratado de paz com as Nações Aliadas. Não sabemos se eles conseguem o sucesso ou não, mas eles esperam que ao contar sua versão dos fatos para Historia, as coisas mudem.