O relatório da indústria de animes sobre o ano de 2024 feito pela Associação de Animações Japonesas (AJA) continua a repercutir online. Ele traz diversos dados importantes sobre o crescimento da indústria no ano passado e o número de vendas globais da mídia.
Por falar nesse número, ele tem repercutido principalmente ao mostrar que os animes arrecadaram 3,3465 trilhões de ienes, cerca de US$ 21,27 bilhões no mundo todo, sendo o maior número já obtido desde o início do monitoramento da AJA
Mas, o número mais impressionante do relatório é sobre as vendas fora do Japão. 51,5% das compras foram feitas fora do país, sendo que isso havia ocorrido apenas uma vez antes, durante o período da COVID de 2020. Ainda segundo o relatório, 72% dos lucros em 2023 vieram da América do Norte e da Ásia, e 41% da renda de streaming veio de norte-americanos.
A Parrot Analytics descobriu que a Netflix é o streaming de maior sucesso quando o assunto é animes, tendo arrecadado US$ 2,0739 bilhões com a mídia. E, mesmo menos de 4% da oferta da Netflix sendo anime, ele deu ao streaming 6,8% de seus lucros.
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O segundo lugar dos streamings ficou com a Crunchyroll, que arrecadou US$ 1,161 bilhão. Os seguintes foram: Hulu com US$ 903,03 milhões, Amazon Prime Video com US$ 515,1 milhões, iQIYI com US$ 217,7 milhões, bilibili com US$ 153,9 milhões, Tencent Video com US$ 137,3 milhões, Disney+ com US$ 130,9 milhões e MAX com US$ 74,1 milhões.
O relatório da Parrot Analytics traz uma citação de Douglas Montgomery, o ex-presidente da Japan America Society of Southern California sobre os animes:
"O anime é um grande impulsionador de negócios auxiliares, como produtos de consumo, jogos e eventos ao vivo, criando efeitos cascata na economia global. Ao explorar essas indústrias interconectadas, o setor de anime pode desbloquear um imenso potencial econômico e promover a inovação que se estende muito além da mídia tradicional."
Fonte: Otaku EUA Magazine
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