Comentários

Em agosto de 2024, o filme Túmulo dos Vagalumes, do Studio Ghibli, entrou no catálogo mundial da Netflix. E, mesmo tendo se passado apenas pouco mais de um mês, o longa animado já entrou na lista dos 10 melhores filmes globais, não ingleses, do streaming vermelho.

A informação veio da própria Netflix que, segundo os dados de visualização de 16 a 22 de setembro, colocam o Túmulo dos Vagalumes como o sétimo filme mais visto em todo o mundo em seu streaming. O filme tem mais de 2.200.000 horas de exibição e 1.500.000 acessos. 

Túmulo dos Vagalumes
Reprodução/ AnimeNew

O Túmulo dos Vagalumes foi lançado em 1988, e dirigido por Isao Takahata, cofundador do estúdio. A animação retrata os horrores da guerra e pode ser profundamente entendida por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Segundo um espectador japonês:

Quando assisti Túmulo dos Vagalumes na escola primária, foi bem assustador e poderia ser traumático. Mas muitas crianças hoje em dia não sabem sobre grandes incidentes ou guerras, então acho que elas deveriam assistir [a isso] para gravar em suas memórias.”

Veja mais:

Sinopse de Túmulo dos Vagalumes: 

Os irmão Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças e se divertem com as luzes dos vaga-lumes.” (Via Adoro Cinema)

Fonte: CBR