Comentários

A discussão sobre pirataria de animes e mangás tem se tornado cada vez mais intensa nos últimos anos. E os autores e criadores dessa obras também começaram a se manifestar de forma rígida contra a pirataria de suas obras, algo que faziam mais sutilmente no passado. 

Se muitos pensavam que com o aumento da tecnologia e do acesso facilitado a animes e mangás a pirataria chegaria ao fim, ou pelo menos diminuiria, o que aconteceu foi exatamente o contrário. E Sota Shigetsugu, animador de One Piece, foi até suas redes sociais reclamar dos fãs que vazam conteúdos do anime dos piratas. 

pirataria de animes
Reprodução/ Suco de Mangá

“Eu sei que a maioria dos fãs são boas pessoas, mas frequentemente vejo alguns fãs no exterior… esperando ansiosamente por vazamentos ou expressando agradecimentos àqueles que vazam conteúdo. Realmente me frustra quando vejo filmagens de anime pirateadas sendo circuladas logo após serem lançadas nos cinemas. Quantas experiências de leitura e visualização foram arruinadas por causa de vazamentos? Embora aqueles que vazam conteúdo sejam obviamente terríveis, o que me irrita ainda mais são os chamados fãs que apreciam. Não haja como se fosse algo para ser apreciado.”

Shigetsugu acredita que parte da culpa dessa pirataria descontrolada é das transmissões simultâneas e que se dependesse de si, ele colocaria um espaço de tempo entre os lançamentos no Japão e na América. Pois, para o artista, os vazamentos ocorrem principalmente no exterior. 

Veja mais:

“O lançamento global simultâneo de filmes é o pior. Se os lançamentos fossem apenas no Japão, cópias ilegais quase nunca acontecem, mas assim que é lançado no exterior, a filmagem pirateada é divulgada no primeiro dia. Eu realmente queria que houvesse um atraso entre os lançamentos japoneses e globais. Eu entendo completamente a expectativa dos fãs estrangeiros, mas cópias ilegais estrangeiras acontecem sempre.”

O que você acha das declarações de Shigetsugu? Ele tem razão em jogar a culpa da pirataria principalmente nos fãs estrangeiros ou sua visão da situação é muito reducionista? E será que o acesso aos animes de forma legal hoje em dia realmente é muito mais facilitado e democrático? 

Fonte: Comic Book