Os webtoons coreanos se tornaram um dos maiores concorrentes digitais dos mangás. Seu sucesso é tamanho, que cada vez mais títulos tem ganhado adaptações para anime por estúdios japoneses. No entanto, a indústria dos webtoons está prestes a enfrentar um grande abalo, após sua empresa original se tornar pública.
As ações da empresa WEBTOON, maior site de hospedagem de quadrinhos coreanos digitais, estão despencando, além de que agora ela está enfrentando uma disputa trabalhista, e o aumento polêmico de salário de um de seus CEO em meio a crise.
Tudo parece ter começado quando a WEBTOON Entertainment abriu o capital na bolsa de valores dos Estados Unidos, o que fez suas ações caírem quase cinquenta por cento. A partir disso, as coisas só tem piorado, principalmente quando foi descoberto que o CEO da empresa, Joonkoo Kim, recebeu US$ 30 milhões em dinheiro e opções de ações.
Um funcionário da empresa disse o seguinte sobre o problema envolvendo esse salário exorbitante:
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Produtor de Godzilla é fã da era atual dos kaijus
- Netflix revela que Dragon Ball Daima é um grande sucesso na plataforma
“Os funcionários que trabalharam incansavelmente para levar a empresa ao seu IPO esperavam uma compensação justa, mas, em vez disso, a gerência decidiu unilateralmente sobre as alocações de ações sem nenhuma negociação real. Não houve negociação alguma.”
Um representante sindical dos funcionários do WEBTOON fez a seguinte declaração em relação a uma possível greve:
“Não podemos prever se uma greve acontecerá, mas se as negociações fracassarem, nos comunicaremos com nossos membros e começaremos a aumentar de comícios para greves completas.”
Se uma greve ocorrer, muitas séries famosas que ainda estão em andamento podem ser afetadas no futuro, como: Hellbound, All of Us Are Dead, Sweet Home e muito mais.
Fonte: Comic Book