Muitos animes são criticados por não desenvolverem os seus personagens, por furos de roteiro, por não explorar adequadamente o seu universo ou abusar de certos clichês. Mas Fullmetal Alchemist corresponde a todas essas exigências sem deixar nada a desejar. Então não é à toa que muitas pessoas consideram esse o melhor anime de todos os tempos.
A série já recebeu duas adaptações de anime, mas Fullmetal Alchemist: Brotherhood é considerada a melhor adaptação por seguir fielmente o mangá de Hiromu Arakawa. Veja aqui tudo que você precisa saber sobre Fullmetal Alchemist e também relembre como esse anime fascinou tantas pessoas com o seu universo engenhoso de práticas alquimistas.
A história de Edward e Alphonse Elric
O mundo de Fullmetal Alchemist é baseado no conceito da alquimia, a ciência que os humanos usam para fazer transmutação de matéria através do seu conhecimento obtido. Mas a alquimia necessita da Troca Equivalente, uma lei dizendo que as coisas não podem ser criadas do nada. Ou seja, para criar alguma coisa, é necessário sacrificar algo que tenha o mesmo valor.
O protagonista, Edward Elric, sofreu as consequências da Troca Equivalente, por isso o seu principal objetivo é encontrar uma maneira de recuperar o corpo perdido de seu irmão, Alphonse. Mesmo sendo jovens, os dois se tornaram grandes alquimistas por serem capazes de reconstruir o fluxo de uma matéria sem um Círculo de Transmutação.
O conhecimento deles sobre alquimia vai muito além da média, mas isso deixou eles confiantes o bastante para quebrar o tabu da transmutação humana. Esse tipo de alquimia se tornou proibida em Fullmetal Alchemist por ser uma tentativa de recriar a própria vida humana.
Quando os protagonistas eram crianças, eles tentaram usar a transmutação humana para ressuscitar a falecida mãe deles. Porém, além da transmutação falhar, Edward perdeu a sua perna esquerda, enquanto Alphonse perdeu o seu corpo inteiro. Para pelo menos recuperar a alma de seu irmão, Edward deu o seu braço direito em troca.
Durante essa experiência traumática, Edward conheceu uma entidade que se apresentava como Deus ou a Verdade. Esse ser misterioso controla a lei da Troca Equivalente e pode oferecer todo o conhecimento da alquimia, mas o preço disso é algo muito grande para um ser humano suportar.
Como Alphonse perdeu o seu corpo físico, Edward fixou a alma de seu irmão em uma armadura. Além disso, ele substituiu as partes perdidas de seu corpo por próteses de ferro criadas pela sua amiga de infância, Winry Rockbell. Logo, Edward usou o seu conhecimento para virar um Alquimista Federal.
Depois que a sua fama se espalhou em Amestris, Edward ficou conhecido como o Alquimista de Aço (Fullmetal Alchemist). Mas todos que conhecem Edward e seu irmão pela primeira vez acreditam que Alphonse é o Alquimista de Aço por causa do seu tamanho intimidador. Por isso, Edward sempre fica frustrado quando alguém o chama de baixinho.
Os homúnculos
Os homúnculos são seres humanos artificiais criados pelo Pai, o vilão principal da série Brotherhood. Sete homúnculos foram criados com o DNA do Pai para carregarem os sete pecados capitais de seu progenitor. Então eles são os próprios pecados encarnados e agem de acordo com os seus nomes.
Nos livros de história, os homúnculos eram conhecidos apenas como lendas, mas eles viveram escondidos na humanidade por centenas de anos. A razão da vida deles é cumprir as ordens do criador para fazer uma Pedra Filosofal. O único desertor dos sete pecados é o Ganância, ele foi contra as ordens de seu pai porque queria realizar os seus próprios desejos.
Gula, Luxúria, Preguiça, Inveja e Orgulho realizam as suas tarefas pelas sombras de Amestris, enquanto Ira comandava todas as Forças Armadas Amestrinas como Líder. Sob as ordens do Pai, eles influenciaram vários incidentes na história como o Massacre de Ishval, a tragédia que tirou a vida de muitas pessoas inocentes e deu origem à sede de vingança de Scar.
Todos os homúnculos são imortais e não envelhecem, mas Ira é um caso especial. Ele nasceu como um humano normal e recebeu parte do sangue do Pai para virar o homúnculo da Ira. Nomearam ele de King Bradley e o criaram justamente para virar o líder de Amestris.
Os sete pecados se tornaram monstros desalmados que não se importam com as vidas humanas. Mas, quando eles chegaram no fim de suas vidas, alguns homúnculos demonstram suas verdadeiras emoções e descobrem que são mais parecidos com os humanos do que imaginavam.
O poder de Deus
Há muitos anos antes da criação de Amestris, o alquimista do Rei de Xerxes usou o conhecimento do Portão da Verdade para criar o primeiro homúnculo, o Pai. Ele nasceu como uma pequena criatura dentro de um frasco, e seu corpo foi criado através do sangue do escravo Número 23, que mais tarde se chamaria Van Hohenheim, o pai de Edward e Alphonse.
O homúnculo enganou o rei para criar um Círculo de Transmutação em volta da nação de Xerxes, e sacrificou milhões de pessoas para gerar uma Pedra Filosofal. Dessa forma, ele criou um corpo imortal para si mesmo e Hohenheim, mas o que ele realmente queria era adquirir o poder de Deus.
Com os sete pecados, Pai manipulou o governo de Amestris em segredo desde o nascimento do país. Assim como aconteceu em Xerxes, ele queria fazer um círculo de transmutação em volta de Amestris para sacrificar as almas de todos os habitantes e criar uma Pedra Filosofal ainda mais poderosa. Assim, ele finalmente conseguiria absorver o Portão da Verdade para virar Deus.
Hohenheim sofreu um grande peso em sua consciência por viver com as almas de milhares de mortos em seu corpo. Contudo, ele aprendeu a conviver com essas almas com o passar do tempo e deu valor a elas. Mais para frente, ele se apaixonou por Trisha Elric e teve dois filhos com ela.
Edward guarda um grande rancor de seu pai por ele ter abandonado a sua família e não ter voltado para casa mesmo após o falecimento de sua mãe. Mas Hohenheim mostra que se afastou de sua família por tantos anos para impedir o plano de Pai.
A luta final contra Pai
Pai conseguiu os recursos necessários para fazer o Círculo de Transmutação em Amestris e obteve o poder de Deus na luta final. Porém, Hohenheim tomou providências para esse dia, fazendo um Círculo de Alkaestria com os fragmentos da Pedra Filosofal.
Durante a sua viagem, ele espalhou esses fragmentos em volta de Amestris para cancelar o Círculo de Transmutação do Pai. Graças ao plano de Hohenheim, todas as almas dos amestrinos, que foram sugadas pelo Pai, retornaram aos seus corpos.
Mesmo tendo perdido todas as suas almas, Pai ainda tinha um grande poder, por isso todos os personagens se uniram para enfrentá-lo. No fim, o seu corpo foi sugado pelo Portão da Verdade, e o verdadeiro Deus mostrou ao vilão o quão vazio ele era, já que todo o seu conhecimento originalmente era de outras pessoas.
Quando Edward ficou encurralado, Alphonse usou a Troca Equivalente para o seu irmão recuperar o braço direito. Então Edward decidiu trocar o seu próprio Portão da Verdade pela alma e corpo de seu irmão.
Por causa dessa troca, ele perdeu a capacidade de usar alquimia, e até a Verdade ficou espantada com a decisão do protagonista. Mas a alquimia não era nada comparado com a vida de seu irmão. Após todos os conflitos acabarem, Edward e Alphonse seguiram adiante com as suas novas vidas, e seus amigos trabalharam juntos para reconstruir Amestris de uma forma melhor.
Comentários