Alguns animes fizeram muito sucesso por suas lutas ou temas mais pesados, porém, quando a sequência ou derivado foi anunciado, tivemos uma nova produção bem mais leve em relação ao material original.
Dragon Ball Super começou trazendo um arco do Deus da Destruição, que nunca destruiu nada. Embora os vilões sejam mais poderosos, tudo parece ser bem menos perigoso do que antes.
Enquanto Mobile Suit Zeta Gundam é um dos trabalhos mais sombrios da franquia, ZZ Gundam tem sua primeira metade muito tranquila, ficando mais sombria só perto do fim.
Boruto tem a dura missão de manter o legado de seu pai, Naruto. E pode até parecer que as coisas ficaram mais sombrias, mas não é o caso. Boruto é um anime cheio de momentos slice-of-life, muito mais tranquilos.
Digimon Frontiers veio depois de Digimon Tamers, uma série que era cheia de temas sombrios, seguindo o exemplo de Neon Genesis Evangelion. Já Frontiers preferiu se preocupar apenas com batalhas mais divertidas.
Dragon Ball Super não foi a única sequência leve de Dragon Ball Z. Muito antes, tivemos Dragon Ball GT - onde tivemos Goku voltando a ser criança, viajando ao lado de Pan, sua neta, e Trunks pelo espaço.
Soul Eater Not é uma série slice-of-life que se passa dentro do Universo de Soul Eater. O título não é lá muito sério e as protagonistas nem precisam arriscar suas vidas em aventuras. Tudo se passa em uma escola.