Ao longo dos anos, Naruto não trouxe apenas grandes batalhas e momentos engraçados, mas também ensinou várias lições de vida, trazendo momentos positivos para o leitor. Aqui, reunimos algumas das melhores. Vamos lá?
Mesmo quando passava pelos piores momentos, Naruto sorria. É dito que um sorriso contagiante pode esconder uma grande dor. O fato de sorrir não quer dizer que sua vida é maravilhosa, mas mostra sua atitude em relação à vida.
Assim como Naruto, Kohonamaru começou do zero. Naruto explica que não há atalhos para a glória e poder. E isso mostra a importância do trabalho duro e do treinamento para alcançar seus objetivos.
Neji Hyuga é a prova que nosso destino não está escrito em pedra. E foi o próprio Naruto que fez isso ao mostraar que ele não precisava seguir a filosofia de 'uma vez perderdor, sempre perderdor'.
Gaara da Vila da Areia também era um órfão, tal como Naruto. Ele achava que estava sempre sozinho, mas Naruto explica, mostrando o exemplo de Iruka que ninguém está verdadeiramente sozinho. E essa lição muda a vida de Gaara.
Naruto traz vários personagens que podem ser considerados 'sem jeito'. Entretanto, Nagato prova a todos que mesmo depois de ter destruído a Aldeia da Folha, há a chance de redenção, com o personagem se sacrificando para desfazer tudo.
Nem todos nascem gênios e está tudo bem se seu potencial ser revelado depois. Há pessoas que florescem mais tarde e Ino e Sakura provam isso através de suas histórias.
Sasuke buscava poder e aceitou fazer qualquer coisa por isso. Entretanto, tal atalho tinha um preço. Ele acabou recebendo a marca de Orochimaru e se transformou em um monstro.
O passado é importante, mas não dá para viver preso a ele. Por causa disso, Tsunade deixou de viver belos momentos em sua vida, se lamentando por tudo que aconteceu em seu passado.
Kakashi aprendeu algo importante com seu pai: A lealdade. Nunca devemos trair, abandonar ou priorizar outra coisa além dos nossos amigos ou familiares. As relações são baseadas em lealdade e confiança.
Há quem diga que alguns sonhos são impossíveis. Mas Naruto, um órfão desprezado pela vila, se tornou o Hokage, a pessoa mais importante. Os sonhos nunca são grandes demais.