Comentários

A pirataria de mangás e animes tem dado muito o que falar nos últimos anos. Por um lado, ela continua a aumentar, devido a novas formas de distribuição de mangás e animes, através de streamings e sites de leitura online. E por outro, ela tem sido fortemente combatida, por editoras e estúdios, que utilizam todos os meios para chegar aos distribuidores desse conteúdo. 

Alguns mangakás já deram suas opiniões sobre o assunto e, obviamente, eles não são favoráveis a pirataria. Mas, recentemente, um mangaká deu uma opinião ainda mais forte sobre o assunto. O criador do mangá Usogui, Toshio Sako, respondeu a uma pergunta de um fã sobre pirataria de mangás, que causou indignação nas redes sociais.

pirataria
Reprodução/ ANN

O usuário do X (antigo Twitter) @Ryuzan0 perguntou a Sako se ele achava uma "coisa ruim" se alguém que vive em um lugar que não tem acesso a sua obra Usogui a pirateasse. A resposta do autor foi rápida: "Não leia. Você é estúpido?".

Os fãs do próprio mangaká criticaram sua resposta, dizendo que ele foi condescendente e grosseiro. Muitos também falaram sobre como era injusto condenar leitores que querem ler uma obra, mas que não tem meios legais de fazer isso. O usuário @Usoguilover47 disse o seguinte: 

Veja mais:

"Basta publicar Usogui e Batuki em inglês e a maioria dos estrangeiros que você bloquear no Twitter comprará [porque] Usogui está no auge"

A conta @Tats_Gunso postou: "Se uma obra não é publicada em um país ou idioma, o autor não tem o direito de proibir as pessoas de traduzi-la ou lê-la sem perda financeira...".

No entanto, esses comentários negativos partiram, em sua grande maioria, de fãs estrangeiros. Já os fãs japoneses foram mais simpáticos às opiniões de Sako. Alguns até mesmo chamaram aqueles que estavam criticando sua fala como "criminosos", usando a justificativa de pontos de vista divergentes sobre os "valores diferentes" entre consumidores “orientais e ocidentais. "

“...Pessoas que baixam coisas ilegalmente nunca tiveram a intenção de comprá-las em primeiro lugar…eles ignoram os sentimentos do autor e das pessoas que as compram e as apoiam, e apenas pedem que os perdoemos. É o mais baixo de todos os argumentos de lixo de mendigo." (@satoken_memo).


Fonte: CBR



Comentários