Das várias editoras que publicam mangás no Brasil, a Panini é sem dúvida a de maior destaque. Ela foi uma das principais responsáveis pela popularização dos mangás no país, com um catálogo diversificado, muitas publicações por ano, lançamentos próximos ao do Japão, qualidade em suas edições, e por investir em obras clássicas e novas.
Tudo isso pode ser comprovado através da análise de alguns dados. Segundo o site BlogBBM, a Panini foi a editora que mais publicou volumes de mangás em 2024, sendo a responsável por 424 dos 656 que foram lançados no Brasil no ano passado. Em segundo lugar, temos a JBC com 116.
A editora também tem investido bastante em republicações, tanto de obras muito famosas no Brasil, como Attack on Titan, assim como mangás clássicos do Japão, como Pluto. E, ela também tem entrado no mundo dos ebooks, tendo lançado em 2024 12 ebooks de mangás. O mercado digital de mangás ainda precisa melhorar muito no Brasil, mas é bom ver que as editoras estão se esforçando para que ele possa crescer por aqui.
E quando o assunto é light novels, a Panini passou por um aumento no ano passo, publicando 15 volumes dos 25 que chegaram ao Brasil. E as duas novels de destaque lançadas em 2024 foram justamente três da editora: Spy x Family, The Promised Neverland e Mushoku Tensei.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Ator do Piccolo fala sobre o desastroso Dragonball Evolution
- Dorohedoro ganhará uma segunda temporada em 2025
A Panini também é conhecida por vender em suas lojas outros produtos japoneses, como fanbooks, artbooks, databooks, e até mesmo doces asiáticos em suas lojas físicas. Em 2024, ela lançou por aqui os fanbooks Spy X Family: Eyes Only e My Dress-Up Darling: Fanbook Oficial do Animê, e publicará no início deste ano Marvel Comics: Um Tributo em Mangá.
Não podemos esquecer também dos mangás não asiáticos que sempre são lançados pela editora, que investe em talentos de outros países que gostam de se aventurar pela estética japonesa. Em 2024, ela publicou o primeiro volume de Dark Souls Redemption, de Julien Blondel e Shonen, e novos volumes de Radiant, de Tony Valente, e Star Wars – The High Republic: O Limite do Equilíbrio #03, de Shima Shiniya, Daniel José Older e Mizuki Sakakibara
E por fim, quando falamos de lojas físicas, a Panini Point também abriu algumas novas no ano passado. Agora, a editora tem unidades novinhas em lugares como:
- Shopping Cidade no Centro de BH, em Belo Horizonte (MG)
- Shopping Conjunto Nacional na Asa Norte, em Brasília (DF)
- Loja na rua Dr. Tavares de Macedo, 5, no bairro de Icaraí, em Niteroi (RJ)
- Viva Open Mall!, em Porto Alegre (RS)
Além disso, ela continuará a se expandir pelo Brasil, já tendo mais lojas sendo abertas em 2025, como a Panini Point Barra, do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre (RS).
Comentários