O uso de CG em animes sempre foi muito polêmico e, apesar de hoje em dia sabermos que muitas animações japonesas são desenvolvidas através de uma mistura de 2D e 3D, obras que tem essa técnica em grande evidência costumam sofrer críticas negativas. E, um dos estúdios de animação mais conhecido por usar CG é o Orange Studio, que aplicou a técnica em animes como Trigun Stampede e Beastars.
O produtor Daigo Ikeda, do Orange, resolveu comentar essa polêmica e explicar o motivo do estúdio investir nesse tipo de animação em seus animes:
“O design original é realmente importante nos personagens. Replicar o estilo de arte não é o objetivo, mas replicar os comportamentos como animação é o objetivo principal. Então, com base nesse objetivo principal, redesenhamos a aparência dos personagens para basicamente descrever melhor a singularidade do personagem."
“O Orange não está apenas tentando replicar métodos existentes, mas tentando interpretar e criar os nossos próprios também. Então, dependendo de qual influência, as coisas estão sendo alteradas. Em termos de motivação, nosso CEO, [Eiji] Inomoto, foi fortemente influenciado por Toy Story para tentar abordar a animação CG, então muita influência vem direto do começo.”
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Os animes do Orange não são feitos 100% em CG, mas usam uma mistura com animação desenhada à mão. Apesar do CG estar cada vez mais presente na indústria dos animes, a grande maioria dos fãs não gosta desse tipo de técnica, algo que foi confirmado no começo deste ano, através de um artigo do The New York Times.
Como os fãs não estão acostumados a CG, muitos estúdios tem usado justamente uma mistura de técnicas para atenuar a estranheza e ir acostumando o público com a animação feita por computador. Isso é visto em animes como O Menino e a Garça, do Ghibli, que usou um pouco de CG, sendo que a maior parte do trabalho foi feito à mão.
De acordo com Atsushi Okui, diretor de fotografia de O Menino e a Garça, ao The Times, no Studio Ghibli, o CG é “uma ferramenta complementar na produção gráfica que coloca a animação 2-D desenhada à mão como seu eixo principal. Espero que no Japão a mudança [para ferramentas digitais em vez de trabalho desenhado à mão] não ocorra tão completamente.”.
Fonte: Otaku USA Magazine
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