Um dos pontos negativos do anime clássico Naruto é a existência de alguns personagens que deveriam ter morrido, mas que foram salvos pelo poder do roteiro. O protagonista da história é um desses personagens, pois, em determinado momento do mangá/ anime, ele se encontra em uma situação tão perigosa e sem escapatória, que é óbvio o fato de que ele sobreviveu somente por ser o personagem principal. Pois, se algum outro estivesse em sua posição, provavelmente não sairia com vida.
Mas, antes de explicarmos que situação é essa, vamos pensar um pouco no poder do roteiro. Infelizmente, esse poder foi bastante usado pelo criador de Naruto para salvar alguns personagens ao longo dos arcos da série, mesmo quando a sobrevivência deles não fazia tanto sentido. Tirando Neji e Jiraiya, que trouxeram com sua morte um pouco de insegurança aos fãs em relação a vida e morte dos personagens secundários, outros foram salvos em situações impossíveis, apagando por completo a sensação de perigo estabelecida.
Claro, como fãs, não queremos ver nossos personagens queridos morrerem. No entanto, quando a narrativa os coloca em um contexto com poucas chances de sobrevivência, e eles são salvos no último segundo, seja por um elemento que não estava ali antes ou simplesmente por que o roteiro quis, isso acaba sendo frustrante. E em Naruto, isso chegou a acontecer até mesmo com nosso protagonista.
A batalha entre Naruto e Sasuke, ocorrida no mangá nos capítulos 694 a 696, e no anime Shippuden no episódio 476, é icônica. Entretanto, se pensarmos em cada pequeno detalhe dessa luta até a morte entre os dois mais poderosos personagens da franquia, o desfecho dela deveria ter sido a morte de ambos. Ainda mais depois de eles terem se unido forçadamente para derrotar Kaguya.
Veja mais:
Quando os dois se enfrentam, eles deixam de lado todos os sentimentos e usam todas as suas técnicas mais poderosas com o objetivo de derrotar um ao outro em definitivo. Naruto leva seu Rasengan ao limite e Sasuke usa seu Chidori como nunca havíamos visto antes. Essa batalha é tão destrutiva, que o ambiente ao redor é abalado e o golpe final dado por eles cria uma onda de choque gigantesca que destroi o vale inteiro onde lutavam. Então, como eles saíram de lá vivos?
O tamanho e intensidade dessa luta deveria ter incinerado os corpos de ambos. E isso seria um jeito incrivelmente chocante de terminar a franquia. Afinal, Naruto se sacrificaria pela paz, matando seu melhor amigo e a si mesmo no processo. Ninguém nunca poderia imaginar tal desfecho. No entanto, ambos sobrevivem e quase sem consequências, mas o mangá/ anime nunca nos explica como.
Convenhamos, a situação em que o mangaká colocou ambos, era para no mínimo eles saírem de lá à beira da morte, com pelo menos um falecendo no processo. Em vez disso, tudo termina bem, com um final feliz de novela. O que você acha disso? Eu digo que o poder do roteirismo salvou o dia.
Fonte: CBR
Comentários