Comentários

O gênero isekai continua a lançar inúmeros novos animes, mangás, e light novels todos os anos, apesar de já estar saturado há muito tempo. Algo que tornou ele tão rapidamente saturado foi a forma como todos os títulos seguem sempre os mesmos padrões de história, incluindo até os mesmos erros. 

São poucos os animes dispostos a distorcer o gênero e criar algo novo, pois a maioria parece acreditar que obterá sucesso surfando na onda de outros animes isekai populares, repetindo o que já foi feito nos demais. Veja, a seguir, 5 coisas que não fazem sentido no gênero isekai.

isekai
Reprodução/ Manga Livre

1. A superabundância de haréns

A maioria dos protagonistas de isekai são unidimensionais e chatos, mas, mesmo assim, ao redor de vários deles se forma um harém de mulheres apaixonadas. Haréns já são coisas nada críveis, sendo difícil um anime formado por um elenco de harém funcionar, mas no isekai isso é ainda pior. Pois, os animes do gênero dão vários interesses amorosos para o protagonista, mesmo ele não tendo nada que justifique todo esse interesse. 

Veja mais:

2. Quase não há diferenças culturais entre os mundos 

Na maioria dos isekais, o mundo para onde os protagonistas são teletransportados segue a cultura japonesa, mesmo que sejam mundos no passado europeu. As diferenças culturais são ignoradas pelos animes, incluindo diferenças de idiomas, pois todo mundo fala o japonês atual, independente de ser um mundo medieval ou de fantasia. 

O protagonista raramente tem que se adaptar a novos costumes e aprender a se integrar nessa nova sociedade.

3. Nunca vemos a vida pregressa do protagonista 

A maioria dos protagonistas isekais, ou quer voltar desesperadamente para seu mundo, ou quer ficar no novo. Mas, por que eles tomam essas decisões? Somos apenas superficialmente informados dos motivos, sem termos um aprofundamento da vida pregressa do personagem para entendermos melhor suas escolhas. 

Reprodução/ Anime Profile

Isso faz com que o público não se importe com a vida passada do personagem, o que não faz sentido se todo o enredo da história gira em torno do personagem principal querendo voltar para seu mundo, ou fazendo de tudo para não voltar. Por que ele quer tanto voltar para seu mundo? Ou, o que havia de tão horrível em sua vida anterior para ele aceitar tão fácil ficar nesse novo mundo? 

4. Protagonistas superpoderosos 

Um tropo muito comum dos isekais é que, quando o personagem fracote é transportado para um novo mundo, ele ganha super poderes e habilidades divinas. Sem motivo nenhum, ele se torna um dos seres mais poderosos desse novo mundo. 

Se o protagonista é super poderoso, ele nunca estará em perigo real, então, sua história se tornará chata de acompanhar. Além disso, isso cria uma barreira para o desenvolvimento do personagem, tornando ele unidimensional e sem carisma.

Reprodução/ AnimeNew

5. Ninguém sente falta da tecnologia e conveniências modernas

Se você fosse parar em um mundo medieval ou de fantasia onde não existe internet, água encanada, luz elétrica e outros elementos modernos, você enlouqueceria. Mas, os protagonistas isekais não mostram sentir falta de nada disso, nunca. Eles não têm mais celular, saneamento, televisão, wi-fi, etc, mas não sentem falta de nada disso.

Fonte: CBR