Comentários

Muitos fãs de Naruto abandonaram o mangá Boruto logo em seus primeiros capítulos, quando descobriram a forma como a história estava caracterizando o lado paterno do personagem Naruto. Outros, continuaram a acompanhar a história da nova geração de ninjas, mas ainda com muitas críticas ao descarte de narrativas e descaracterização de personagens antigos. Mesmo com todo o sucesso que aparenta estar fazendo, é inegável que o mangá passou por um declínio de público.

Veja, a seguir, 5 pontos muito criticados pelos fãs em relação a forma como Boruto tem tratado o legado do mangá Naruto e, principalmente, de seu protagonista original.

boruto naruto
Reprodução/ Crunchyroll
  1. Naruto é um péssimo pai

Uma das coisas que mais fez os fãs do mangá original largarem sua continuação foi a caracterização do personagem Naruto. O ninja loiro que acompanhamos crescer durante longos anos tinha o sonho de se tornar Hokage, mas, ele nunca colocaria seu trabalho acima de sua família. Naruto cresceu sem seu pai e mãe, e sabe melhor do que ninguém o que a ausência do amor faz na vida de uma criança. Se há algo que o personagem deveria fazer era encontrar formas de ficar com seus filhos e esposa, mesmo estando super atarefado.

O Naruto clássico mataria algumas reuniões para brincar com os filhos e com certeza colocaria clones em seu lugar no trabalho apenas para dar um “oi” para Hinata. Não estamos dizendo que ele deveria negligenciar seus deveres para com a Vila da Folha, mas que Naruto, sendo como era, daria um jeito de carregar suas duas vidas nas costas, não importa a dificuldade. 

Veja mais:

Reprodução/ Roteiro Nerd
  1. O mangá Boruto substitui o trabalho duro pelo progresso a qualquer custo 

Quando Boruto aparece pela primeira vez, ele tentou trapacear no Exame Chunin e foi desclassificado. Muitos imaginavam que isso seria o ponto de partida para o personagem aprender que não se deve usar facilitadores para se tornar mais forte, e para aprender o significado verdadeira de “força”. 

No entanto, ao longo dos capítulos, ele continua a buscar atalhos, como ferramentas científicas, praticamente sem consequências. Enquanto isso, o personagem Naruto sempre transmitia aos leitores, em seu mangá, que não havia caminho fácil para a vitória e que o único jeito de se tornar mais forte era através do trabalho duro. Agora, parece que a única forma de um ninja crescer em sua arte é através de itens tecnológicos e não de sua força.

Reprodução/ Meta Galáxia
  1. O retorno de Otsutsuki

O arco final de Naruto Shippuden mostrou o quão difícil foi para Naruto e Sasuke derrotar Kaguya Otsutsuki. Apesar da vilã ter sido pouco desenvolvida, sua derrota foi um fim satisfatório para a obra de Kishimoto, pois os ninjas mais poderosos do mangá salvaram o mundo do clã Otsutsuki. Isso deu início a uma era de paz. No entanto, a derrota do clã de vilões não durou muito tempo e eles foram trazidos de volta em Boruto

Se Naruto e Sasuke chegaram em um nível de poder tão elevado em Shippuden, ao ponto de derrotarem Kaguya, eles poderiam facilmente acabar com qualquer membro do clã que resolvesse causar problemas. Mas, isso não ocorreu e esse clã retornou do nada, enfraquecendo o final de Shippuden e a conquista do Naruto. 

  1. Naruto não honrou sua promessa a Nagato

Vocês se lembram da promessa que Naruto fez a Nagato após derrotar Pain? Ele prometeu cuidar da Vila Oculta da Chuva, mas pelo jeito deixou isso de lado quando se tornou Hokage. Em Boruto, descobrimos que a Vila Oculta da Chuva continua a ser um local destruído, pobre e violento. 

Mesmo com todo o poder político que Naruto adquiriu, não só por ter se tornado Hokage, mas também ao salvar o mundo, ele não conseguiu fazer nada pela Vila da Chuva? E se a Vilã recusou a ajuda? O Naruto que os fãs se apaixonaram jamais teria desistido de reerguer a região, e jamais quebraria uma promessa, mesmo que a própria vila negasse sua ajuda.  

Reprodução/ Crunchyroll
  1. Naruto e Sasuke foram enfraquecidos

Outro ponto de muita discussão entre os fãs é a forma como Boruto tem retratado os ninjas da geração de Naruto. Parece que a única forma que os mangaká encontraram de mostrar a evolução do personagem Boruto foi através do enfraquecimento do Naruto e do Sasuke. Enquanto Boruto aumentou sua força em pouco tempo e com pouco esforço, Naruto e Sasuke, que treinaram até a exaustão durante anos, foram superados com o poder do protagonismo. 

Esse desenvolvimento rápido do Boruto, em comparação aos longos anos da jornada de seu pai, só faz a história do personagem parecer barata e cheia de truques de roteiro.

Fonte: CBR