Comentários

Desde que o anime Pokémon estreou em 1990, tornando a marca popular no mundo todo, diversas outras séries foram criadas tentando imitar o sucesso do mundo de Ash e seus monstrinhos de bolso. Alguns animes são mais fáceis de perceber como seguidores da fórmula de Pokémon, como Digimon e Yo-kai Watch. Outros são mais sutis em sua tentativa de replicar a obra.

Alguns desses animes conseguiram até mesmo criar sua própria base de fãs fieis e se mantiveram populares até hoje, já outros foram sendo esquecidos com o tempo. No entanto, apesar das tentativas de repetir o sucesso de Pokémon, eles até se esforçaram para se diferenciar do primeiro, o que pode ter dado certo para alguns e não para outros. Veja, a seguir, 5 animes de monstrinhos que tentaram imitar a fórmula de Pokémon.

1. Dinosaur King 

Um dos animes mais estranhos da lista, principalmente por sua animação 3D que deixou muito a desejar e sua narrativa que mais parecia uma mistureba de coisas como: um jogo de cartas de dinossauros, Pokémon, Mushiking (usa besouros ao invés de dinossauros) e animes educativos.

O Dr. Taylor estava em uma missão de paleontologia com seu filho, Max, na África. Rex, o melhor amigo de Max, também se junta a eles. Quando Max tropeçou em algumas lajes de pedra mágicas com imagens de dinossauros, os meninos e sua amiga Zoe estavam sendo chamados pelos dinossauros para ajudar. Parece que uma organização maligna chamada “Alpha Gang”, liderada pelo nefasto Dr. Z, viajou de volta no tempo para caçar os dinossauros para que pudessem dominar o mundo usando esses dinossauros. Cabe a Max, Rex e sua amiga Zoe viajar ao redor do mundo, derrotando o Dr. Z e a Alpha Gang enquanto caçam os dinossauros.” (Via Myanimelist)

Veja mais:

2. Fighting Foodons 

Se há um anime mais estranho que Dinosaur King, é esse, pois ao invés de cartas de dinossauros, temos aqui cartas de comidas que ganham vida. No entanto, aparentemente, ele era uma sátira de animes infantis como Pokémon, o que justifica sua “cópia” descarada e bizarra.

Um garoto de 11 anos chamado Zen se une a sua irmã mais nova, Karen, e a um garoto com grande apetite, Pitan, para lutar contra um império maligno usando seus “Foodons”; monstros estranhos que são criados a partir de vários alimentos.” (Via ANN)

3. Monster Rancher 

Clássico que infelizmente foi esquecido, o divertido Monster Rancher era uma mistura de monstrinhos com animes isekai, já que o protagonista acaba parando dentro de um videogame, onde tem que lutar ao lado desses seres estranhos. O maior trunfo do anime eram seus personagens carismáticos e diferentes.

Genki é um garoto que adora jogar videogame. Um dia ele é levado para o mundo de Monster Rancher e conhece a garota Holly e os monstros Mochi, Suezo, Golem, Tiger e Hare. Juntos, eles estão procurando uma maneira de reviver a Fênix, que é o único monstro capaz de parar o maligno Moo.” (Via ANN)

4. Medabots

Outro clássico dos animes que passaram na televisão brasileira. Ficou marcado na mente de muitos fãs devido sua dublagem icônica e seu protagonista robô carismático. O anime é uma espécie de Pokémon com robôs, cheio de lutas empolgantes e de personagens robóticos com designs semelhantes aos mechas

Medabots — robôs poderosos que receberam inteligência artificial por meio de ‘medalhas’ especiais — servem aos caprichos de seu dono. Eles são mais comumente usados ​​em ‘Robbatling’, um esporte de combate popular onde dois medabots se enfrentam. Em sua forma profissional, os Medafighters usam seus Medabots para se qualificar para o Torneio Mundial e lutar entre a elite para ganhar o título de campeão.

O aluno do ensino fundamental Ikki Tenryou acaba de ganhar seu primeiro Medabot: Metabee, um modelo desatualizado sem medalha. Felizmente, no entanto, Ikki consegue encontrar uma medalha no rio próximo; mas quando Ikki a coloca na cabeça de Metabee, este último começa a exibir um comportamento estranho. De temperamento explosivo e rebelde, ele se recusa a obedecer às ordens de Ikki. No entanto, para subir na classificação para o Torneio Mundial, Ikki e Metabee devem primeiro aprender a trabalhar juntos, não importa o quão difícil a perspectiva possa parecer…” (Via Myanimelist)

5. Duel Masters

Assim como Fighting Foodons, Duel Masters não passou no Brasil, por isso é desconhecido por aqui. Apesar de parecer uma cópia de Yu-Gi-Oh!, ele também entrou na onda da popularidade de Pokémon. O anime é uma adaptação de Magic: The Gathering. No Japão, essa franquia foi e ainda é bastante popular.

Duel Masters é uma das cinco grandes civilizações. Por meio de um jogo de cartas, os duelistas podem trazer esses mundos à existência, tornando o que antes era abstrato em realidade. Esses duelistas habilidosos são conhecidos como mestres de Kaijudo.

Shobu Kirifuda é o melhor jogador em seu playground local e busca se tornar um mestre de classe mundial como seu pai. Seu primeiro passo na estrada para a conquista começa com a vitória em um torneio local. Na verdade, deveria ter acontecido, exceto que ele é destruído pelo melhor mestre de Kaijudo do mundo, Knight. Shobu perde, mas ao se lembrar das palavras de sabedoria que seu pai lhe incutiu, decide continuar na estrada para se tornar um duelista que pode aproveitar o jogo pelo que ele é. E assim começa sua jornada para a vitória – e como todos sabemos, a jornada é a parte mais importante!” (Via Myanimelist)

Fonte: CBR