A obra Hunter x Hunter é um dos mangás mais famosos da Shonen Jump, gerando um grande buzz nos últimos tempos graças ao retorno de Yoshihiro Togashi à obra, depois de ter passado por diversos problemas de saúde.
Desde então, o mangaká tem feito sucesso no twitter ao compartilhar os esboços dos novos capítulos, chegando a anunciar que vários já estão prontos e que ele começou a trabalhar em muito mais. Pensando nisso, resolvemos apresentar algumas curiosidades de Hunter x Hunter.
A relação com Yu Yu Hakusho
Além de Hunter x Hunter, Yoshihiro Togashi tem outras obras, porém, a mais famosa delas é Yu Yu Hakusho. Yu Yu Hakusho segue a história de Yusuke Urameshi, um adolescente delinquente que perde sua vida quando é atropelado por um carro tentando salvar a vida de uma criança. Depois de passar por uma série de testes, Yusuke pode retornar ao mundo dos vivos, mas com algumas ressalvas.
Com a habilidade adquirida de ver espíritos e demônios, Yusuke recebe o título de “Detetive Espiritual” e deve resolver vários casos de espíritos no mundo dos vivos.
A publicação aconteceu na Weekly Shonen Jump da editora Shuiesha de dezembro de 1990 a julho de 1994, sendo coletada em 19 volumes e licenciada para diversos países, incluindo no Brasil pela JBC em duas diferentes versões.
Hiato x Hiato
Um dos problemas que os fãs de Hunter x Hunter tem que enfrentar é que o mangá costuma a fazer por causa do estado de saúde do autor. Togashi teve que parar o trabalho diversas vezes para tratar de fortes dores nas costas. Em entrevista, Togashi revelou que sofre de lombalgia e que já passou 2 anos sem conseguir sentar, ficando apenas deitado.
Ainda assim, ele tenta sempre voltar ao trabalho para terminar a obra e existe esperança de que ele consiga agora.
Mais de um anime
Hunter x Hunter já ganhou mais de uma adaptação em anime, a primeira foi desenvolvida pelo estúdio Nippon Animation, indo ao ar entre 1999 e 2001 e contando com um total de 62 episódios. Já a segunda é considerada a definitiva pelos fãs, já que possui visuais mais modernos e uma animação muito melhor. Ela foi desenvolvida no estúdio Madhouse entre 2011 até 2014, contando com 148 episódios.
A grande diferença entre as duas versões também está na quantidade de arcos adaptados, afinal, a última versão conseguiu adaptar o Arco das Formigas Quimera e também o Arco da Eleição. O anime também se preocupou em mostrar um tipo de fechamento para a história, deixando ainda espaço para que futuras temporadas possam ser adaptadas caso Togashi retornasse ao trabalho.
Homenagem à Dragon Ball
O principal vilão do Arco das Formigas Quimera é o rei Meruem, que se apresenta como o maior desafio que a Associação de Hunters já teve de enfrentar. Basta dar uma olhada para notar que ele tem uma inspiração bem clara: Meruem mistura elementos de Cell e Freeza de Dragon Ball.
E isso não é lenda urbana, afinal, Togashi já confessou que criou Meruem enquanto se inspirava nos vilões de Dragon Ball. Como dá para ver, o rosto de Meruem se assemelha muito ao de Freeza, enquanto seu corpo adapta vários elementos da aparência de inseto de Cell.
Uma obra sobrevivente
Um fato interessante é que Hunter x Hunter veio de uma era de ouro da Shonen Jump. O mangá é contemporâneo de One Piece, Bleach e Naruto. Como se sabe, tais nomes contribuíram para o sucesso global dos mangás e animes, gerando a fase que vivemos hoje. Destes títulos citados, apenas One Piece continua em publicação (ao lado de Hunter x Hunter). E sim, tais obras influenciaram tudo que veio depois e que estão em alta agora.
A grande dúvida agora é saber o seguinte: Já que One Piece anunciou que está em seu arco final, será que Hunter x Hunter será finalizado antes ou depois do mangá de Eiichiro Oda?
O Nen
Basicamente, todo mangá possui um sistema de poderes: Dragon Ball tem o Ki, Naruto possui o Chakra, Jujutsu Kaisen tem a Energia Amaldiçoada, Cavaleiros do Zodíaco conta com o Cosmo. E Hunter x Hunter nos apresentou o Nen. Uma coisa que você precisa saber é que de todos os citados, o Nen possui um sistema muito mais complexo e bem desenvolvido, cheio de regras que nunca são esquecidas e que lembram muito os sistemas de árvores de habilidades dos games atuais.
Em resumo, o Nen é uma técnica que permite que um ser vivo possa usar e manipular o seu próprio fluxo de energia vital, também conhecido como aura. Existem 6 tipos de Nen no total: Conjuração, Manipulação, Emissão, Transmutação, Aprimoramento e Especialização.
Como se fala?
Um erro bem comum é a pronúncia do título do mangá e anime. Embora muitos acreditem que o X deve ser falado, dando uma ideia de Hunter versus Hunter, a verdade é que este X é mudo.
Pois é. A pronúncia correta é 'Hunter Hunter', com o X não tendo significado, servindo apenas como um complemento visual que o autor quis adicionar à sua obra. É assim que Togashi pronuncia o nome da sua obra em entrevistas e é assim que também devemos citar.
A bagunça de Togashi
Uma coisa que Togashi tem é bom humor e ele demonstrou isso durante o arco Greed Island, quando Gon acaba conhecendo um dos criadores do jogo que era amigo de seu pai. Dwun é um personagem que vive em um quarto repleto de lixo, vivendo numa bagunça enorme. Embora isso pareça exagero, a verdade é que é uma referência à uma foto do próprio autor que viralizou.
Em uma imagem antiga de Yoshihiro Togashi, vemos o criador de Hunter x Hunter jogando enquanto tudo ao seu redor está cheio de lixo. Olhando a imagem lado a lado, não dá para negar que esta foi uma bela piada com a própria situação.
Togashi e a autora de Sailor Moon
No episódio 138 do anime Hunter x Hunter de 2011, Alluka, irmã caçula de Killua, aparece em tela brincando com uma boneca de Sailor Moon e um boneco do Tuxedo Mask. Bacana? A verdade é que isso acontece porque Yoshihiro Togashi é casado com Naoko Takeuchi, a autora de Sailor Moon.
O casamento ocorreu em 6 de janeiro de 1999, desde então, o casal vive Tóquio, no distrito de Azabu-Jūban. Em janeiro de 2001, eles tiveram o primeiro filho, chamado publicamente de "Petit Ouji" (em português, "Pequeno Príncipe"). Em 2009, eles tiveram outra criança, uma menina, desenhada como uma coelhinha no volume 27 do mangá Hunter X Hunter.
Retorno
Em seu perfil no Twitter, o autor de Hunter x Hunter, Yoshihiro Togashi anunciou que já concluiu os 10 capítulos que havia prometido para o retorno do mangá e que irá iniciar uma nova leva de mais 10 capítulos.
O mangaká vinha divulgando esboços dos capítulos inéditos na rede social. Junto com o anúncio, Togashi compartilhou uma foto reúne os rascunhos. Confira abaixo:
Vale lembrar que um assistente de Togashi confirmou que ele mantinha os planos de retornar com 10 novos capítulos, no entanto havia a indicações de que o número poderia ser maior do que o esperado.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Hunter x Hunter | Esboço de novo capítulo destaca Kurapika
- Hunter x Hunter supera 84 milhões de cópias em circulação
‘Hunter x Hunter‘ conta a história de Gon Freecss, um garoto de 12 anos que pretende se tornar um Hunter, um caçador de tesouros, lugares perdidos e criaturas estranhas.
Contudo, ao contrário da maioria dos Hunters que procuram fama e dinheiro, o herói da história tem uma motivação maior para querer ser um caçador – encontrar seu pai – um dos mais famosos hunters do mundo.
Mesmo estando em hiato desde de 2018, recentemente, a obra ultrapassou a marca de 84 milhões de cópias em circulação mundialmente.
Vale lembrar que a Shueisha está organizando uma exposição em celebração aos 35 anos de carreira de Togashi. O evento será realizado no Japão ainda esse ano.
Comentários